domingo, 11 de maio de 2014

Preparar para... caminhar!

Preparar-me para caminhar uma média diária de 20km, durante mais de 8 dias, seria sempre necessário e essencial para que o cansaço não coloque em causa o desfrute da experiência de percorrer o Caminho de Santiago :)

Antes de comprar seja o que for, pesquisem sobre a preparação que devem realizar segundo o vosso grau de preparação física. Eu fiz e facilito-vos essa tarefa, compilando aqui :) uma série de recomendações comuns que encontrei em várias fontes.

Li algures que o Caminho começa quando decidimos fazê-lo. Nada mais verdadeiro. Isso prova que a mente já está preparada. E se depois dormirem e acordarem no dia seguinte com este mesmo pensamento 'louco', nada mais há que possa contrariar-nos. Vamos mesmo fazê-lo!

Preparação física é tão fundamental como a mental. Se ela não for 'decente', as dificuldades serão maiores. Por isso, e se forem sedentários ou com excesso de peso (como é o meu caso) façam um check-up atestando que não há qualquer contrariedade física que vos impeça de realizar esta 'maratona'. Se não houver, COOL! Estão prontos para começar!

1) pernas sedentárias, a recomendação é a de que devem começar a treinar "com meses de antecedência". Começar com caminhadas de 30 a 45 minutos, três vezes por semana e ir aumentando semanalmente tanto o tempo do exercício como a frequência semanal "até que você caminhe cerca de dois terços do tamanho do percurso que fará na sua trilha", ou seja, cerca de 12 a 13km diários, e por terrenos acidentados. Aqui na zona tenho a sorte de ter os trilhos montanhosos do Fojo do Lobo e da Nóbrega ;)

2) Incorporar a mochila (com uma carga progressiva, até atingir a bagagem final) e o vestuário que levaremos torna a preparação mais fidedigna e permite retificar peças de roupa que estavam planeadas mas com as quais não nos sentimos bem, e o tipo de bagagem que julgávamos ser indispensável, mas que o efeito do peso poderá dizer que não... 8 a 10kg de peso é o que alguns sites recomendam, mas os conselhos deixados por entidades diretamente ligadas ao apoio à prepração de peregrinos aconselham que a mochila não deve pesas mais do que 10% do peso corporal;

3) Alongar, antes e depois das caminhadas, é essencial na preparação, e aplicá-lo também durante o percurso de Santiago. Este site aconselha estes exercícios:

Exercícios de musculação também ajudam a aumentar a resistência. Experimente entre 8 e 12 repetições, dois ou três dias por semana durante as quatro semanas que antecedem a viagem;

4) É muito importante que o calçado (bota de montanha ou sapatilha de sola de gel) não seja novo e que as meias também não. Estas devem ser especializadas para caminhadas de montanha, sem costuras e que retardem o aparecimento de bolhas. O manual de conselhos ao peregrino, tem outra dica curiosa: usar uma meia de vidro por baixo da meia de caminhada :) Eu já experimentei com ambas e tenho treinado com as botas que comprei para esta 'aventura', para chegar à data com tudo 'rodado';


Outros conselhos deixados em 'Veja como se preparar para longas Caminhadas':
1. Faça pausas durante o trajeto;
2. Alimente-se bem, mas sem exageros;
3. Cuide do seu coração (se for sedentário, evite aumentar a velocidade repentinamente).
4. Durma bem e não esqueça dos detalhes (como calçado adequado);
Outro conselho do mesmo site: "Praticar exercícios quatro vezes por semana é suficiente para ter corpo em forma".

Ora, o meu corpo não está em forma. Retomei a prática de desporto diário: karate e cycling, 2 a 3 vezes por semana e ainda caminhada/corrida, para além de exercícios anaeróbicos (abs, pesos, etc) e outras modalidades que me apeteça experimentar no ginásio ou ao ar livre, e voltar a praticar Yoga e Pilates, que ajudam na postura e flexibilidade. Ao todo, pelo menos 1 hora por dia, 5 a 7 vezes por semana, para chegar a meados de julho com uma saúde, resistência e força superiores!


Por fim, alguns conselhos que 'reaproveitei' de uma página de apoio à preparação dos peregrinos para Fátima:
Como preparar a peregrinação:
• Faça atempadamente caminhadas de preparação;
• Corte as unhas a direito;
• Mergulhe os pés em água quente e sal, uns dias antes de partir;
• Use sapatos usados que lhe façam bom andar;
• Calce meias brancas, de algodão, sem costura e do avesso;
• Leve roupa de algodão, larga, clara e com manga;
• Não use tecidos sintéticos;
• Leve chapéu para o sol,
• Leve protetores solares e, se possível, óculos de sol;
• Leve batom de cieiro;
• Leve consigo uma garrafa de água, frutos secos e açúcar;
• Cumpra as orientações do médico e não abuse dos medicamentos; 
Recomendações para o caminho:
• Não beba bebidas alcoólicas enquanto caminha;
• Não caminhe nas horas de mais calor;
• Não caminhe mais de 30 quilómetros por dia;
• Não caminhe aceleradamente;
• Quando parar coloque os pés mais altos que a cabeça; 
Recomendações várias:
• Faça refeições leves e frequentes
• Procure dormir pelo menos seis horas.

2 comentários:

  1. obrigada pelos conselhos...vou fazer o caminho em agosto pela 1º x...

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    1. Boa sorte, Claudia e disponha. Vamos atualizando com maior frequência conforme se aproxime a altura da viagem.

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