quinta-feira, 17 de julho de 2014

Jubileu ou Ano Santo do Jacobeu (em galego, Xacobeo)

Afinal o que é o Jacobeu (Ano Santo) ou Jubileu?

Quando 25 de julho, o dia de S. Tiago, coincide com um domingo, esse ano é determinado como Ano Santo ou Jacobeu, sendo Ano Jubilar. 



E com que freguência coincide 25 de julho com um domingo?
Regularmente com esta cadência: 6 anos - 5 anos - 6 anos - 11 anos. Esta 'irregularidade' explica-se pela existência de anos bissextos, senão a cadência seria de 7 em 7 anos. O último aconteceu em 2010 e o próximo apenas em 2021, isto porque nos encontramos no hiato mais longo até ao próximo ano Jubilar (11 anos).

O que é que esses anos têm de especial?
Os peregrinos que nesse ano visitarem a Catedral de Santiago, rezarem uma oração, e se confessarem e comungarem até 15 dias antes ou depois da peregrinação (em qualquer igreja) recebem uma indulgência, que é como quem diz, eliminam a sua 'dívida' como pecadores...

Nestes anos jubilares também se abre extraodinariamente a Porta Santa, onde supostamente estão depositados os restos do Apóstolo Santiago Maior.

Quando começou a festejar-se o Ano Jubilar?
O primeiro celebrou-se em 1122, instituído pelo Papa Calixto II, ele que também foi peregrino de Santiago, quando ocupava a posição de Bispo de Viena, na época inserida na França.


Fonte

Sem comentários:

Enviar um comentário